Lilypie Expecting a baby Ticker

As coisas que eu encontro!!

sexta-feira, abril 15, 2005
Olá Boas Tardes

Olhem só o que eu encontrei!!

A FERTILIZAÇÃO IN VITRO (FIV / ICSI) PASSO A PASSO

  • PREPARAÇÃO PARA A ESTIMULAÇÃO
    Por volta do 21º a 23º dia do ciclo inicia a administração duma hormona (um agonista do GNRH, ex:Suprefact) que vai permitir posteriormente que os folículos ováricos (pequenas bolsa de líquido que contêm os óvulos) cresçam em sincronia e que não ovule antes da colheita.
  • ESTIMULAÇÃO DOS OVÁRIOS

Para aumentar o sucesso da FIV é necessário estimular os ovários, para que estes produzam vários óvulos no mesmo ciclo. Esta poliovulação consegue-se recorrendo ao uso de hormonas (FSH, ex:Metrodin, Gonal F, Puregon), que têm que ser administradas diariamente, à mesma hora, por via subcutânea. A dose dessas hormonas varia de acordo com o estado dos seus ovários e com a sua resposta durante a estimulação. A resposta dos ovários (número e tamanho dos folículos que contêm os óvulos e o seu crescimento) é monitorizada por ecografias sucessivas (com sonda vaginal).

  • DESENCADEAMENTO DA OVULAÇÃO E COLHEITA DOS ÓVULOS

Quando os folículos atingem determinadas dimensões (superior a 16 mm) a ovulação é desencadeada usando também uma hormona (gonadotrofina coriónica, ex:Profasi, Pregnyl). Os óvulos têm que ser colhidos entre 34 e 36 horas depois. Essa colheita é feita sob anestesia geral de curta duração (não se esqueça de estar em jejum). Uma agulha é acoplada à sonda vaginal do ecógrafo, sendo o líquido folicular aspirado através dessa agulha. Esse líquido onde se encontram os óvulos é examinado de seguida ao microscópio pelo Biólogo. Na mesma altura o marido procede à colheita do esperma.

  • FERTILIZAÇÃO DOS ÓVULOS PELOS ESPERMATOZÓIDES

Os óvulos são colocados na incubadora juntamente com os espermatozóides (que foram entretanto seleccionados) para que aconteça a fertilização. Nalguns casos (deficiências graves dos esperma) os espermatozóides são injectados directamente dentro dos óvulos. É aquilo a que se chama Injecção Intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI). Depois da colheita regressa a casa. À noite começa a tomar outra hormona (progesterona : ex: Utrogestan), importante na 2ª fase do ciclo e no início da gravidez. No dia seguinte já é possível saber se houve fertilização ou não.

  • TRANSFERÊNCIA DOS EMBRIÕES

Entre três e cinco dias depois da colheita dos óvulos procede-se à transferência dos embriões para dentro do útero. Essa transferência é efectuada através de um sonda flexível que é introduzida através do colo do útero. É um processo indolor habitualmente. Depois da transferência vai ficar deitada ainda alguns minutos, após o que regressa a casa. Deve evitar longas viagens nesse dia. Nos dias seguintes e até saber se está grávida deve evitar grandes esforços. Deve evitar também as relações sexuais. Não se deve esquecer também de tomar a medicação que lhe foi prescrita.

  • DIAGNÓSTICO DE GRAVIDEZ

Doze a 14 dias após a colheita dos óvulos é possível através duma análise ao sangue saber se está grávida ou não e 21 dias depois já é possível confirmar a gravidez por ecografia.

É este o meu próximo passo... Assim que a minha "angariação de fundos" estiver concluída (5.000€). No entanto há aqui uma coisa que me deixa um pouco reticente, isto é, eu moro na zona centro do país, como sabem vou fazer a minha ICSI no Porto, não são aconselhadas longas viagens nesse dia, acho que vou ter de ficar uns dias (de férias) por lá :))!!

Ah!! É verdade, já me esquecia, hoje estou menos irritada, mas ainda não estou bem!!

Bom fim de Semana, namorem bastante, que eu vou trabalhar muito... como sempre!!

Jokas

E já sabem, se precisarem, estou por aí....

 
posted by Chinesinha at 13:59, |

3 Comments:

Chinesinha, obrigada pelo teu comentário!
E eu a pensar que era de escrever muito...
Felicidades para ti e dá notícias.
Jokas
Clara
http://sonhoparatornarrealidade.blogspot.com/
Olá linda!!
É cada tratado!!!!!! Mas ainda bem. Quando tiver dúvidas venho visitar o teu blog e pronto! Vais começar a ter muitas visitas!!
Bjs HOPE
Olá Lena!
Já aprendi umas coisas hoje no teu blog,obrigado pela informação ...
beijocas grandes
Luna