Lilypie Expecting a baby Ticker

A Espermatogénese

quarta-feira, abril 13, 2005
Olá boa Tarde

Como vos tinha dito esta manhã, vou aqui fazer uma sequência do que, muito me ajudou, a perceber melhor a razão da minha infertilidade e a sua SOLUÇÃO!!

A Espermatogênese

A formação do espermatozóide é chamada de espermatogénese. O exterior de cada tubo seminífero é envolvido por tecido conjuntivo e, imediatamente em seu interior, existe grande número de células, chamadas espermatogónias. Essas células também são chamadas de células germinais masculinas, por ser delas que derivam todos os espermatozóides.

As espermatogónias estão em replicação contínua, formando mais espermatogónias e também células que, eventualmente, se transformarão em espermatozóides. A formação dos espermatócitos ( ou espermocócitos) primários, a partir das espermatogónias é a primeira etapa da espermatogénese. Cada um dos espermatócitos primários forma espermatócitos secundários que, por sua vez, também dão origem, cada um, a duas espermátides. A espermátide então, se transforma no espermatozóide, perdendo, inicialmente, parte do seu citoplasma e, depois, reorganizando a cromatina de seu núcleo, para formar uma cabeça compacta e, por fim, pela coleção do citoplasma restante e a membrana celular em uma de suas extremidades, para formar a cauda.

Após a formação nos túbulos seminíferos, o esperma começa uma longa viagem pelos 7m do epidídimo. Enquanto o esperma ainda está no túbulo seminífero ou na primeira parte do epidídimo, é incapaz de fecundar um óvulo, mas após ter passado pela maior parte do epidídimo, passa a ser capaz de fecunda-lo. Esse processo é chamado maturação do esperma. Parte do esperma permanece armazenada no epidídimo até o momento da emissão e da ejaculação, mas uma outra parte passa para o canal deferente, onde vai ficar armazenada. Nessa condição de armazenamento, o esperma pode permanecer fértil por até um mês.

A estrutura do espermatozóide é formada de uma única célula, contendo cabeça e cauda. A cabeça é formada pelo núcleo da célula com uma camada muito fina de citoplasma a seu redor, circundada pela membrana celular. A cauda possui três componentes principais: um esqueleto central, uma delgada membrana celular e certo número de mitocôndrias na parte proximal da cauda. O movimento de um lado para o outro da cauda - o movimento flagelar - produz a mobilidade do espermatozóide. Esse movimento é considerado como sendo o resultado de um deslizamento longitudinal e rítmico entre os componentes da cauda e a energia necessária é fornecida sob a forma de ATP sintetizado pelas mitocôndrias do corpo da cauda.

Fonte: Redação Saúde em Movimento

Jokas
 
posted by Chinesinha at 13:54, |

1 Comments:

OLÁ CHINESINHA!
GOSTEI DESTE TEXTO, POR VEZES PENSAMOS QUE SABEMOS TUDO MAS NÃO!
NUNCA DESESPERES, TEMOS QUE TER ESPERANÇA, ANDAR POSITIVAS!
BEIJOCAS
CATARINA E JOÃO
http://aventurasdojoaozinho.blogspot.com